Os ursos polares são popularmente vistos como animais adoráveis. Mas o que muita gente não sabe é que esses mamíferos de pelos macios são um dos maiores carnívoros terrestres da atualidade. Então, para conhecer um pouco mais, que tal algumas curiosidades sobre eles?
1) Os ursos polares vivem nas regiões do círculo polar Ártico, uma área incrivelmente gelada. Para sobreviver a esse clima tão intenso, eles não hibernam como outras espécies de ursos, pois são extremamente adaptados às baixas temperaturas, conseguindo se mover sobre a neve, o gelo e até na água.
2) Durante o verão sua pelagem fica mais amarelada devido a oxidação provocada pelo sol, servindo como uma camuflagem.
3) A pele sob os pelos é bem escura, cobrindo uma camada extra de gordura que faz com que o animal absorva melhor o calor dos raios solares para suportar as baixas temperaturas.
4) A pele cresce também na parte inferior de suas patas, protegendo-as contra as superfícies frias, causando uma boa aderência no gelo.
5) A alimentação dos ursos polares tem como base o consumo de focas e, no inverno, a caça é o que garante o sustento desses animais.
6) Se o frio for extremo, os ursos cavam um covil na neve e se escondem para se proteger.
7) Eles têm o olfato muito apurado, é o sentido mais importante para a detecção das presas, podendo sentir o cheiro a mais de meio quilômetro de distância.
8) Os ursos polares podem andar bastante, a ponto de conseguirem viajar do Alaska ao Canadá e Groenlândia.
Aqui no Iceland você se diverte no verdadeiro clima polar e ainda tem a companhia do Ursão. Venha curtir no bar mais congelante da Mantiqueira!