“A neve derrete, mas a lembrança fica” é um provérbio japonês que inspirou o Ursão a contar essa inusitada história sobre os bonecos de neve
No último domingo, o programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou uma verdadeira invasão de bonecos de neve em São Paulo.
Em plena Avenida Paulista, os bonecos nada mais eram do que um gesto de carinho em agradecimento à contribuição feita por brasileiros aos japoneses da cidade de Hokkaido, que em setembro do ano passado, sofreu um terremoto de 7 graus de magnitude.
A cidade tem como característica o alto índice de chuva e no inverno a paisagem fica sempre repleta de neve. Por isso, os bonecos foram uma maneira de retribuir a ajuda feita às vítimas, por meio da neve branca e macia de Hokkaido.
Em pequenas e grandes versões, os bonecos foram produzidos pelas mãos dos próprios japoneses que foram amparados. Com o propósito de preparar esse carinho aos brasileiros, todos mergulharam no universo do gelo para enviar o presente através de containers refrigerados que viajaram mais de 20.000 km, direto do Japão.
Dessa maneira, o Ursão viu mais uma vez como a neve pode representar uma ponte entre histórias, pessoas e lugares. Em São Paulo, população e familiares dos japoneses puderam relembrar seus antepassados por meio do grande boneco feito de gelo.
E apesar da neve e do gelo derreterem, as lembranças de um dia como esse sempre ficam registrados na memória como mais um encanto do universo congelante!
Assista a matéria completa:
Imagens: Reprodução da reportagem exibida pelo Fantástico em 25 de agosto de 2019.