FORMAÇÃO DE GELO E SUAS INCRÍVEIS IMAGENS

FORMAÇÃO DE GELO E SUAS INCRÍVEIS IMAGENS

Com as temperaturas tão baixas por aqui, o Ursão trouxe curiosidades sobre a formação de gelo e suas imagens incríveis

Flocos de Neve

Os flocos de neve, que o Ursão já contou um pouquinho aqui, são uma das maneiras que essa incrível manifestação da natureza ocorre. Além desse lindo cristal de gelo, os grãos de neve são outro tipo de precipitação que se forma em pequenas partículas de gelo, que podem ser comparadas como um tipo de chuvisco. Achatados e alongados, os grãos de neve tem menos de um milímetro de diâmetro e não se quebram ao cair na superfície firme. Esse tipo de neve pode surgir em nevoeiros, por exemplo.

Flocos de neve, um dos tipo de formação do gelo.

Grãos de Gelo

Os grãos de gelo, ao contrário dos anteriores, atingem até cinco milímetros de diâmetro. Tem um formato mais arredondado e irregular e se partem ao atingir superfícies duras, por isso essa precipitação também é conhecida como granizo miúdo.

Um solo completamente recoberto por grãos de gelo.

Graupel

Quando o frio e a umidade se unem, além da neve comum, outro fenômeno pode ocorrer, é o graupel. Ao cair de nuvens muito elevadas e passar por outras de água super gelada, os flocos de neve se juntam e formam esse tipo diferente de formação de gelo. Apesar de parecerem com granizo, são mais macios e leves.

Um chão com graupel em meio a cascas secas.

Granizo

Comum em tempestades durante o verão, o granizo é uma pequena pedra de gelo formada nas nuvens quando há uma queda brusca na temperatura. O granizo pode medir entre cinco e 200 milímetros de diâmetro.

Granizos sobre um solo gramado amarelado e encharcado.

Sincelo

Também decorrente de nevoeiro à baixíssimas temperaturas, ocorre o sincelo. Esse fenômeno acontece quando gotas de água em suspensão congelam ao entrarem em contato com uma superfície. O curioso é que em um nevoeiro muito denso, o sincelo pode ocorrer sem que haja nuvens no céu.

A ocorrência do sincelo formando uma imagem similar a gotas que congelaram ao cair.

Geada

Já a geada é a formação de uma camada de gelo sobre as superfícies quando as temperaturas estão abaixo de zero graus. Muito comum nessa época do ano, as geadas deixam a paisagem com a cara do inverno, do jeito que o Ursão adora!

Um solo branco de gelo referente a geada.

Chuva Congelada

Um tipo muito curioso de precipitação é a chuva congelada. Nesse caso, no percurso entre se desprender das nuvens e chegar a uma superfície, as gotas de água passam por camadas da atmosfera abaixo de zero, dessa forma, ao atingir a superfície as gotas recebem energia e mudam de fase, tornando-se gelo em instantes.

Uma planta de folhagem toda congelada.

Aguaneve

E o que é aguaneve? Esse fenômeno é uma neve parcialmente fundida, ou seja, são gotas congeladas que não se formaram completamente como neve, mas que já possuem certa quantidade dela em sua formação.

Menina olhando para o céu de braços abertos a espera dos flocos de neve que caem sobre ela. Ela está de luvas, gorro e casaco apropriados para a neve.

Após tanto gelo e curiosidades muito congelantes, o Ursão te convida a vir conhecer um pouco desse universo. No Iceland, tudo é feito de gelo e fará com que você se divirta em temperaturas que chegam a 15 graus negativos.

Vem pro Iceland!

plugins premium WordPress